Maioria dos brasileiros rejeita reeleição de Lula em 2026

Pesquisa revela descontentamento com atual governo e cenário eleitoral desfavorável

· 1 minuto de leitura
Maioria dos brasileiros rejeita reeleição de Lula em 2026
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Uma pesquisa recente da Genial/Quaest aponta que 55% dos brasileiros rejeitam a ideia de uma nova candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Esse índice é ainda mais expressivo entre os que votaram em branco, nulo ou se abstiveram em 2022, chegando a 63%. Apenas 42% consideram a possibilidade de mais um mandato, e 3% não souberam responder.

Os dados mostram que a rejeição a Lula é forte em quase todas as regiões do país. No Sudeste, 63% dos eleitores são contra a reeleição, no Sul, 59%, e no Centro-Oeste e Norte, 58%. Apenas no Nordeste, Lula mantém apoio majoritário, com 60% favoráveis. Entre as mulheres, 52% rejeitam um novo mandato, enquanto entre os homens a rejeição é de 59%.

A pesquisa revela um apoio significativo entre eleitores de baixa renda e com ensino fundamental, mas encontra forte oposição entre os de renda média e alta, bem como entre os mais escolarizados. Mesmo entre os eleitores que votaram em Lula no segundo turno, 23% não apoiam uma nova candidatura. A pesquisa entrevistou 2.045 eleitores entre 2 e 6 de maio, com margem de erro de 2 pontos percentuais.