Maioria vê motivação política na suspensão do X, diz AtlasIntel

Segundo o levantamento, 56,5% dos entrevistados disseram acreditar que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, agiu com motivação política

· 1 minuto de leitura
Maioria vê motivação política na suspensão do X, diz AtlasIntel
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A suspensão do X, ordenada por Alexandre de Moraes, acende o alerta sobre o autoritarismo disfarçado de decisão técnica. Pesquisa AtlasIntel revela que 56,5% dos brasileiros veem motivações políticas no ato, reforçando a sensação de que o STF está ultrapassando seus limites. Enquanto 50,9% discordam da medida, a multa de R$ 50 mil para quem usar VPN só aumenta a percepção de abuso judicial.

A questão vai além da mera suspensão de uma plataforma. Para 64,5% dos entrevistados, a multa imposta por Moraes fere gravemente a liberdade de escolha e expressão dos cidadãos. A tentativa de controlar o acesso ao X, alegando "falta de representante", soa como desculpa para impedir o livre debate, fundamental em uma democracia.

A escalada de decisões que afrontam a liberdade de expressão no Brasil enfraquece a democracia, como apontado por 54,4% dos entrevistados. Ao seguir por esse caminho, o STF arrisca criar uma crise de confiança sem precedentes no Judiciário, prejudicando a própria estrutura que deveria proteger.