No programa Direto ao Ponto, da Jovem Pan, o governador Mauro Mendes (União-MT) foi questionado a respeito do endurecimento das leis de segurança pública, entre os problemas destacados pela jornalista Beatriz Manfredini estão as “saidinhas” de presos e reincidência, que serão cobranças feitas pelos governadores Tarcísio de Freitas e Romeu Zema ao Governo Federal no próximo mês.
Um dos temas abordados pelo governador em sua resposta foi a questão das câmeras acopladas nas fardas dos policiais:
“O Brasil investe 3% de seu PIB em segurança pública, é o quinto maior investimento do Planeta, gente. Nós estamos entre os países que mais investe em segurança e estamos entre os países mais violentos do mundo. Das 30 cidades mais violentas do mundo, dez estão no Brasil. Quer dizer, tem algo muito errado. O que nós estamos fazendo não está produzindo resultado. Então não adianta de vir falar nessa história que tem de botar câmera. Isso é um factóide para desviar a atenção e não fazer o que é certo. Bandido perdeu o medo da polícia”, disse o governador.
Entre os estados que já difundiram o uso das câmeras corporais pela força de segurança estão: São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Roraima e Rondônia. Até então, Mato Grosso é o único estado que não planeja adquirir o equipamento.
Além disso, o governador de Mato Grosso questionou as leis de segurança pública e cobrou maior rigidez: “Nós precisamos ter uma lei mais dura e mais inteligente, daí nós começamos a mudar essa história no Brasil”.