Mesmo sob Biden, que é de esquerda, Casa Branca repudia ordens do STF

Porta-voz diz que o entendimento sobre o tema é de total defesa às liberdades, até mesmo a de expressão

· 1 minuto de leitura
Mesmo sob Biden, que é de esquerda, Casa Branca repudia ordens do STF
Foto: Arquivo/Divulgação

Em uma coletiva de imprensa, a Casa Branca enfatizou a importância da liberdade de expressão, incluindo o acesso irrestrito às redes sociais, em resposta à suspensão do X/Twitter no Brasil. A porta-voz do governo norte-americano, Karine Jean-Pierre, abordou a questão levantada pela jornalista Raquel Krähenbühl, da TV Globo, sobre o bloqueio da plataforma no país, imposto pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Karine Jean-Pierre reafirmou o compromisso dos Estados Unidos com a liberdade de expressão, destacando que “todos devem ter acesso às redes”. A declaração reflete a posição firme dos EUA contra qualquer forma de censura que limite o fluxo de informações e a liberdade de opinião.

A postura da Casa Branca ressalta uma crítica implícita ao STF e às suas restrições, sinalizando uma divergência entre a abordagem americana de liberdade digital e as medidas adotadas pelo poder judiciário brasileiro. A resposta reforça a defesa de um espaço virtual aberto e sem barreiras, fundamental para a liberdade democrática.