Jason Miller, estrategista de Donald Trump, acusou Alexandre de Moraes de ser "a maior ameaça à democracia no Hemisfério Ocidental". A declaração foi feita neste domingo (13/04/25), após o conselheiro compartilhar uma entrevista do ministro ao The New Yorker, onde Moraes ironizou dizendo: "As pessoas vão começar a dizer que estou perseguindo todo mundo agora".
Miller não esqueceu o episódio de 7 de setembro de 2021, quando foi interrogado pela PF por ordem de Moraes no aeroporto de Brasília. Na época, ele havia vindo ao país para participar da Cpac, onde também se encontrou com Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro. O mandado da PF, claramente abusivo, foi interpretado por muitos como intimidação política disfarçada de investigação.
Crítico da censura imposta por big techs e cortes judiciais, Miller alertou para o perigo de ministros que confundem toga com trono. "A censura das big techs afeta o mundo todo. No Brasil, é evidente", disse. A fala evidencia o incômodo global com figuras que, longe de proteger liberdades, parecem se especializar em sufocá-las.
