Morales acusado de manipular denúncia de tentativa de assassinato

Governo boliviano contesta versão de ataque relatada por ex-presidente

· 1 minuto de leitura
Morales acusado de manipular denúncia de tentativa de assassinato
Foto: Wikicommons/ Opera Mundi

O governo da Bolívia rebateu com veemência a denúncia de tentativa de assassinato feita pelo ex-presidente Evo Morales, chamando-a de “teatro”. Segundo Eduardo del Castillo, ministro do Interior, os disparos relatados por Morales, que viajaria entre Villa Tunari e Lauca Ñ, teriam partido do próprio veículo do ex-presidente, durante escolta policial. Em coletiva, Del Castillo questionou as afirmações, afirmando que o vídeo do incidente foi editado por Morales para criar uma narrativa contra as autoridades.

Morales afirmou que o atual governo busca “eliminá-lo” e alegou que o incidente envolveu tiros vindos de outros carros. O ministro, no entanto, ironizou a versão, destacando supostas incoerências nas imagens divulgadas. “Senhor Morales, por que o senhor edita seus vídeos e por que não mostra como atiraram na polícia?”, indagou Del Castillo, também descrevendo a velocidade alegada por Morales de 170 km/h como inverossímil.

A tensão reflete uma disputa de poder dentro do partido Movimento ao Socialismo (MAS). Morales, expulso em 2023, busca retomar o controle para as eleições de 2025, enquanto enfrenta denúncias por crimes graves.