Oposição quer moção de repúdio a Janja após ofensas a Musk

Janja acatou Musk durante painel do G20 Social, no Rio de Janeiro, enquanto ela discursava sobre regulamentação das plataformas digitais

· 1 minuto de leitura
Oposição quer moção de repúdio a Janja após ofensas a Musk
Foto: Isabela Castilho/ G20

A ofensa de Janja da Silva, esposa do presidente Lula, proferida a Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), provocaram reações contundentes na política brasileira. Após a primeira-dama usar a expressão “fuck you” em relação a Musk, deputados de oposição não hesitaram em apresentar moções de repúdio, acusando o gesto de prejudicar a imagem do Brasil. Musk, por sua vez, disparou: 'o grupo de Janja e Lula vai perder as próximas eleições', intensificando o clima de animosidade.

O confronto, que ocorreu durante o G20 Social no Rio de Janeiro, trouxe à tona a postura agressiva de Janja, que já havia se envolvido em outra polêmica com Musk em 2023, após sua conta ser hackeada. A atitude desafiadora desagradou até membros do governo, que consideraram a postura desnecessária e prejudicial à imagem do Brasil no cenário internacional.

Deputados da oposição, como Evair de Melo e Zé Trovão, destacaram que a conduta de Janja coloca em risco futuras negociações diplomáticas e comerciais, especialmente com potências globais, como os Estados Unidos. Diante disso, a oposição exige que o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, forneça explicações sobre as possíveis consequências desse episódio para o país.