Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Pontífice argentino faleceu após complicações respiratórias; liderou a Igreja Católica por mais de uma década

· 1 minuto de leitura
Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano
Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP

O Papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos, em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano. A informação foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell. O pontífice enfrentava uma pneumonia dupla e estava em tratamento havia mais de 40 dias. No fim de semana da Páscoa, fez aparições públicas, incluindo a tradicional bênção na Praça de São Pedro.

Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi eleito papa em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI. Foi o primeiro pontífice latino-americano da história e escolheu seu nome em homenagem a São Francisco de Assis. Durante seu pontificado, enfrentou desafios internos e externos, em um período de transformações e debates no seio da Igreja.

Desde a juventude, conviveu com problemas respiratórios e chegou a remover parte de um dos pulmões. Ao longo dos últimos anos, passou por internações frequentes. Em sua última mensagem pública, pediu aos líderes que priorizassem ações humanitárias, o combate à fome e o desenvolvimento social.