A Polícia Federal cumpriu mandados de prisão e busca nesta quinta-feira, prendendo Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e Eric Fidélis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS André Fidélis. A ação faz parte da nova fase da operação “Sem Desconto”, que mira o chamado “roubo dos aposentados”.
Autorizada pelo ministro André Mendonça, do STF, a operação envolve 52 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva. A investigação aponta para a inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário e ocultação de patrimônio, além de desvios estimados em até R$ 6,3 bilhões, resultantes de descontos ilegais na folha de pagamento de aposentados e pensionistas.
A repercussão levou à exoneração do número 2 da Previdência, alvo da operação. As ações da PF ressaltam a continuidade do combate à corrupção e à fraude no sistema previdenciário, com impactos diretos na proteção dos beneficiários.