Prefeitura de Cuiabá inaugura primeiro Centro Amar, marco para crianças autistas e neurodivergentes

Espaço municipal oferece atendimento multidisciplinar e reforça compromisso da gestão com a inclusão e desenvolvimento pedagógico

· 1 minuto de leitura
Prefeitura de Cuiabá inaugura primeiro Centro Amar, marco para crianças autistas e neurodivergentes
Rennan Oliveira

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, inauguraram nesta segunda-feira (2) o Centro Amar, o primeiro espaço público municipal voltado ao diagnóstico e acompanhamento pedagógico de crianças autistas e neurodivergentes. Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, o equipamento oferece atendimento individualizado e multidisciplinar, com psicomotricidade, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e ambiente neurossensorial.

Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância do espaço para a educação especial e o compromisso da gestão em expandir o modelo para todas as regiões da cidade. “O Centro Amar é um espaço de acolhimento, acompanhamento e desenvolvimento para essas crianças. Assim como escola e posto de saúde, cada região de Cuiabá precisa ter seu Centro Amar”, afirmou. A primeira-dama reforçou o caráter humano do projeto, enfatizando seu impacto na vida das crianças e famílias.

O secretário municipal de Educação, Amauri Monge, ressaltou a agilidade da gestão e o impacto direto na educação especial, citando a ampliação do número de profissionais de apoio, que passou de 900 em 2024 para mais de 2 mil atualmente, com valorização salarial significativa. A Prefeitura planeja implantar mais quatro unidades do Centro Amar ainda este ano e avançar no projeto da Casa do Autista, fortalecendo políticas públicas inclusivas para crianças autistas e neurodivergentes na Capital.