A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realizou uma nova reunião com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Muxirum Cuiabano, Associação Amigos do Centro Histórico, Polícia Militar, Instituto Vilela, Iphan e comerciantes do Centro Histórico. O encontro, realizado na Associação Comercial de Cuiabá, discutiu ações voltadas à preservação, revitalização e valorização do Centro Histórico da cidade. A próxima reunião está marcada para 15 de fevereiro de 2026.
Durante o encontro, foram apresentadas diretrizes do Plano Diretor para o Centro Histórico, que prevê atuação integrada para proteger o patrimônio histórico, qualificar o espaço urbano, estimular o turismo e a economia local, além de aprimorar gestão, mobilidade, segurança e sustentabilidade ambiental. Entre os projetos estruturantes está o Parque Antônio Pires de Campos (Morro da Luz), que funcionará como jardim botânico, unindo cultura, história, lazer e preservação ambiental.
Também foram apresentados projetos pilotos, como um sistema de informações detalhado do Centro Histórico, com cadastro de imóveis, fachadas, usos e arborização, além de iniciativas de coleta seletiva, logística reversa e fiscalização urbanística permanente. O secretário José Afonso Botura Portocarrero reforçou a importância do comprometimento contínuo de todos os envolvidos e a criação de uma diretoria voltada especificamente ao patrimônio histórico para garantir ações estratégicas e permanentes.