A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nota afirmando que o deputado federal Nikolas Ferreira não teria comunicado oficialmente a realização da “caminhada pela liberdade”, que percorre cerca de 240 quilômetros entre Paracatu (MG) e Brasília. No texto, o órgão menciona “riscos inerentes ao fluxo extraordinário na via” como ponto de atenção.
A versão foi contestada pelo parlamentar. Segundo sua assessoria, ofícios foram enviados à PRF e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no mesmo dia do início da caminhada. Além disso, a Secretaria-Executiva da Diretoria de Operações da própria PRF confirmou o recebimento e o cadastramento da comunicação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Os documentos indicam que, apesar do curto intervalo entre a decisão e o início do percurso tomada enquanto o deputado estava em Paracatu para a entrega de emenda parlamentar, houve comunicação formal às autoridades. Em nota, a equipe de Nikolas afirma que a caminhada ocorre de forma pacífica, com diálogo permanente com os órgãos responsáveis e respeito às normas de segurança. A chegada a Brasília está prevista para domingo (25), com concentração na Praça do Cruzeiro.