A primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, se reuniu nesta quarta-feira (12) com a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, para definir a participação da pasta no projeto da Casa do Autista, que será instalada no antigo prédio do Colégio Estadual Nilo Póvoas.
O encontro teve como objetivo planejar os serviços oferecidos, avaliar a viabilidade de habilitar o espaço como Centro de Reabilitação e organizar a estrutura operacional necessária.
Também participaram da reunião as diretoras Rosane Auxiliadora, de Atenção Especializada, e Ranaia Luma Vitalino da Silva, de Saúde Mental. Foram discutidos aspectos técnicos, arquitetônicos e operacionais para garantir o funcionamento adequado da unidade.
A habilitação como Centro de Reabilitação permitirá receber recursos do Ministério da Saúde para custeio e manutenção.
O projeto, idealizado por Samantha, já contou com alinhamentos junto às secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão e de Educação.
Iniciativa, inspirada em visita técnica a Balneário Camboriú (SC), mobilizou empresários, parlamentares e famílias cuiabanas, buscando oferecer um espaço completo de cuidado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital mato-grossense.
Mais sobre o TEA:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é chamado de “espectro” justamente porque abrange uma grande variedade de níveis de funcionamento e necessidades, que podem variar muito de pessoa para pessoa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o DSM-5 (manual de diagnóstico psicológico) classificam o TEA em três níveis principais, baseados no grau de apoio que cada pessoa precisa para se comunicar, interagir e lidar com a vida diária.
Nível 1 – Necessita de apoio
- Pessoas nesse nível apresentam dificuldades sociais e de comunicação, mas conseguem se virar relativamente bem com alguma ajuda.
- Podem ter interesses restritos e comportamentos repetitivos, mas conseguem participar de atividades cotidianas com supervisão mínima.
- Exemplo: pode ter dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, mas consegue trabalhar ou estudar com pequenas adaptações.
Nível 2 – Necessita de apoio substancial
- Aqui, as dificuldades são mais evidentes e afetam a vida diária de forma significativa.
- A pessoa precisa de apoio mais constante para socializar, lidar com mudanças ou controlar comportamentos repetitivos.
- Exemplo: pode precisar de ajuda para organizar atividades, compreender instruções complexas ou controlar crises de ansiedade.
Nível 3 – Necessita de apoio muito substancial
- Esse é o nível em que a pessoa precisa de suporte intenso e contínuo.
- Dificuldades de comunicação podem ser severas; comportamentos repetitivos e resistência a mudanças são mais intensos.
- Exemplo: pode depender de supervisão completa para cuidar de si mesma, frequentar escola ou se integrar socialmente.
Importante:
O nível de autismo não define inteligência ou potencial. Muitas pessoas com TEA têm habilidades extraordinárias em áreas específicas, como memória, matemática, música ou arte. O nível indica o quanto de suporte é necessário, e não limita sonhos, aprendizado ou qualidade de vida.