PRTB mira Cleitinho e planeja chapa com Gusttavo Lima ou Pablo Marçal

Partido aposta em nomes de peso para protagonizar a restauração nacional

· 1 minuto de leitura
PRTB mira Cleitinho e planeja chapa com Gusttavo Lima ou Pablo Marçal
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O PRTB busca expandir sua relevância política com a possível filiação do senador mineiro Cleitinho Azevedo, atualmente no Republicanos. Eleito em 2022 pelo extinto PSC, Cleitinho é visto como um trunfo para o partido, que almeja conquistar o governo de Minas Gerais em 2026. “Cleitinho lidera as pesquisas para governador, tem forte influência nas redes sociais e ampla aprovação popular”, afirmou Leonardo Avalanche, presidente nacional do PRTB, à CNN.

A sigla também avalia Cleitinho como um nome viável para a Presidência da República, seja na cabeça de chapa ou como vice. Segundo Avalanche, o senador já sinalizou disposição para compor uma aliança com Gusttavo Lima ou Pablo Marçal, figuras que representariam o projeto de restauração nacional do partido. Cleitinho reforçou o desejo de disputar um cargo no Executivo em 2026 e destacou seu compromisso com valores conservadores e a conexão direta com a população.

Sem representação no Congresso Nacional, o PRTB aposta na força de Cleitinho para impulsionar sua relevância política. Com sete deputados estaduais e 96 vereadores, a filiação do senador pode ser o marco de uma nova fase para a legenda. A possível candidatura de Cleitinho seria uma aposta estratégica para enfrentar os desafios do cenário político nacional, especialmente contra líderes alinhados à oposição conservadora.