A Executiva Nacional do PT divulgou nota nesta segunda-feira (20) reafirmando “solidariedade com os povos da América Latina”, em defesa explícita de regimes como os de Nicolás Maduro, Gustavo Petro e Cuba. O partido classificou operações da CIA na Venezuela como “grave violação da soberania e do direito internacional”, ignorando que Maduro comanda o Cartel de Los Soles e exporta toneladas de cocaína.
O PT condenou ainda “ações militares e de cerco ao povo venezuelano”, chamando de “inaceitáveis práticas de ingerência” enquanto ignora os crimes cometidos pelos regimes que apoia, responsáveis por mortes e repressão. A legenda também repudiou “ataques recentes à população civil no Mar do Caribe”, referindo-se às eliminações de 30 narcotraficantes ordenadas por Trump, e criticou “investidas e sanções contra Cuba”, mantendo postura de defesa a um regime que proíbe a oposição há 66 anos.
A nota foi assinada pelo presidente do PT, Edinho Silva, reafirmando o alinhamento do partido com governos autoritários e em confronto com políticas de combate ao crime e ao tráfico na região.