Reaproximação Trump-Bolsonaro agita STF: Proximidade ameaça magistrados?

STF em Alerta: Eleição de Trump e laços com Bolsonaro preocupam ministros

· 1 minuto de leitura
Reaproximação Trump-Bolsonaro agita STF: Proximidade ameaça magistrados?
Rosinei Coutinho/SCO/STF

A vitória de Donald Trump nos EUA gerou tensão entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), preocupados com a proximidade entre Trump e o clã Bolsonaro, evidenciada pela presença de Eduardo Bolsonaro ao lado do agora eleito presidente americano na apuração dos votos. A ligação estreita entre ambos acendeu o alerta de possíveis retaliações vindas dos Estados Unidos contra integrantes do STF, numa possível reação contra medidas do tribunal que já foram questionadas internacionalmente.

Entre as ações ventiladas, destaca-se uma proposta de lei norte-americana que poderia impedir a entrada de ministros do STF nos Estados Unidos, alegando supostas violações à liberdade de expressão. A proposta, chamada “Ato sem censores nas nossas fronteiras”, foi apresentada por parlamentares republicanos, como resposta ao bloqueio do X ordenado pelo ministro Alexandre de Moraes no Brasil.

A movimentação gerou inquietação na Corte, especialmente em relação a Moraes, foco das discussões. Mesmo com a possível pressão externa, o ministro assegura que sua atuação seguirá independente, sem influência de contextos políticos internacionais.