Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba (SP), foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira. A ação, que também atingiu a sede da prefeitura, investiga supostos desvios na saúde, mas levanta fortes indícios de motivação política. Manga vinha despontando nas pesquisas internas como nome competitivo à presidência e ao governo de São Paulo, o que acendeu o alerta vermelho no Palácio do Planalto.
Em vídeo, Manga ironizou a operação: "Acharam bolo de cenoura, Nutella e o Pokémon do meu filho". Sem esconder a indignação, declarou: "Eu não tenho medo de você, presidente Lula". A fala reflete o sentimento de muitos brasileiros que enxergam no atual governo uma tentativa de silenciar adversários, usando a máquina estatal como instrumento de intimidação.
A estratégia de Manga agora é intensificar sua pré-campanha. Em vez de recuar, dobrou a aposta e reafirmou: "Vamos mudar esse país". Enquanto isso, Lula assiste ao fortalecimento de nomes que não se dobram ao seu projeto autoritário.