Leany Lemos, até recentemente Secretária Nacional de Planejamento, despediu-se de sua posição na última sexta-feira (5.abr.2024). Durante seu mandato, ela foi a principal responsável pelo desenvolvimento do Plano Plurianual atual, que define os objetivos e as prioridades orçamentárias do país de 2024 a 2027.
Este plano tem um papel crucial, orientando a alocação de recursos federais por um período de quatro anos. Apesar de estabelecer metas claras, o plano não prevê sanções para os funcionários públicos que não cumprirem os objetivos delineados.
Ligada ao Ministério do Planejamento e Orçamento, sob liderança de Simone Tebet, a contribuição de Lemos foi destacada pela ministra: “O trabalho da Leany […] foi fundamental para a reconstrução do planejamento do país e para a entrega de um PPA participativo e inovador”, declarou Tebet em comunicado à imprensa.
Com a saída de Lemos, ela não deixará o cenário público; passará a atuar como consultora legislativa no Senado Federal e retornará ao meio acadêmico.
Vírginia de Ângelis, que trabalha no Tribunal de Contas da União desde 2006 e era a secretária-adjunta de Leany, foi nomeada para sucedê-la na secretaria.
Leia a nota do ministério:
“A secretária Nacional de Planejamento, Leany Lemos, deixou o cargo no dia 5 de abril, a pedido.
“À frente da Seplan desde a recriação do Ministério do Planejamento e Orçamento, em janeiro de 2023, Leany Lemos comandou todo o processo de elaboração do Plano Plurianual 2024-2027, marcado pela participação popular em plenárias realizadas em todos os estados do Brasil e pelo engajamento dos órgãos de governo, que deram suas contribuições por meio de oficinas. O trabalho culminou com o lançamento de agendas transversais, como a de Meio Ambiente e da Mulher, do livro ‘Reconstrução do Planejamento Nacional’, além de uma exposição de fotografias que vai até o fim de maio na sede do MPO, em Brasília.
“‘Tenho o sentimento de missão cumprida e estou pronta para novos desafios’, disse ela.
“‘O trabalho da Leany à frente da Seplan foi fundamental para a reconstrução do planejamento do país e para a entrega de um PPA participativo e inovador, alinhado às melhores práticas internacionais. Um instrumento que materializa os desejos da população para o Brasil nos próximos quatro anos. Agradeço à Leany pela dedicação ao trabalho nestes mais de 15 meses como parte de minha equipe e lhe desejo boa sorte em seus novos caminhos’, disse a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
“Leany Lemos retorna ao Senado Federal, onde é Consultora Legislativa, e retoma atividades acadêmicas.“A Secretaria Nacional de Planejamento será comandada por Vírginia de Ângelis, que atuava como secretária-adjunta da Seplan. Virgínia de Ângelis é servidora de carreira do Tribunal de Contas da União desde 2006, tendo atuado, durante a maior parte do tempo, nas áreas de planejamento e orçamento governamental e gestão fiscal.
“Falando dos desafios à frente da Seplan, a nova secretária Nacional de Planejamento disse que ‘o foco do trabalho é consolidar o PPA como um instrumento de orientação e gestão do gasto público no médio prazo e lançar as bases para o planejamento de longo prazo no país’.
“Seu adjunto ou adjunta será anunciado(a) oportunamente.”