O presidente Lula tem afirmado que mal conhece Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Reportagem do Poder360, porém, aponta um histórico bem mais próximo. Em abril de 2024, Lula inaugurou uma fábrica da Biomm, em Nova Lima (MG). O principal acionista da empresa é o Banco Master, com 25,86% de participação por meio do Fundo Cartago.
Meses depois, em dezembro de 2024, Lula recebeu Vorcaro no Palácio do Planalto, fora da agenda oficial. Também participaram do encontro Guido Mantega contratado do Master, Rui Costa, Alexandre Silveira e Gabriel Galípolo. Na reunião, Vorcaro relatou o interesse do BTG na compra do banco e questionou se deveria vender.
A resposta atribuída ao presidente foi direta: “não venda”. O aconselhamento chama atenção porque o Banco Master viria a protagonizar o maior rombo do sistema financeiro recente. À época, Mantega recebia cerca de R$ 1 milhão por mês do banco e mantinha reuniões frequentes com Marcola, assessor direto de Lula, reforçando o grau de proximidade entre o Planalto e o núcleo do Master.