Segurança pública: Brasília pode se tornar a capital mais segura do país

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, concedeu entrevista exclusiva ao Conexão Política

· 1 minuto de leitura
Segurança pública: Brasília pode se tornar a capital mais segura do país
Foto: Paulo Jamir/SSP-DF

Brasília avança para se tornar referência nacional em segurança pública, com estratégias inovadoras e integração entre forças de segurança. Sob a liderança do secretário Sandro Avelar, o Distrito Federal implementou Áreas Integradas de Segurança Pública, monitorando manchas criminais e reduzindo consistentemente crimes violentos. A gestão vai além dos números: o conceito de "segurança integral" envolve a sociedade na formulação de políticas e promove parcerias com o Judiciário para ações eficazes, especialmente no combate à violência contra a mulher.

Com foco no fortalecimento estrutural, Avelar defende a autonomia dos estados e sugere que parte da arrecadação de jogos seja destinada à segurança pública. Câmeras corporais estão entre as iniciativas tecnológicas, garantindo transparência e protegendo policiais de acusações infundadas. “A letalidade da nossa polícia é baixíssima, mas essas ferramentas reforçam a confiança nas operações”, destacou o secretário.

A preocupação também recai sobre cortes no Fundo Constitucional, crucial para manter os avanços obtidos. O objetivo é claro: superar desafios, garantir a sensação de segurança para os cidadãos e consolidar Brasília como a capital mais segura do país, um exemplo para o restante do Brasil.