Senador Alessandro Vieira promete investigar ligação entre Moraes e Banco Master

Parlamentar planeja coletar assinaturas após recesso para apurar contratos e contatos do ministro com o BC

· 1 minuto de leitura
Senador Alessandro Vieira promete investigar ligação entre Moraes e Banco Master
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou que vai iniciar uma investigação sobre possíveis vínculos entre a família do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e o Banco Master.

A promessa foi feita nas redes sociais ao compartilhar reportagem da coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo, que aponta que Moraes teria contatado o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, pelo menos quatro vezes para tratar do banco. Vieira pretende coletar assinaturas após o recesso para apurar contratos de R$ 129 milhões entre o Master e o escritório da família do ministro, além da suposta atuação direta de Moraes em favor do banco.

Segundo a reportagem, Moraes realizou três contatos por telefone e um encontro pessoal com Galípolo, discutindo problemas do banco de Daniel Vorcaro e acompanhando a operação de venda do Master para o Banco Regional de Brasília (BRB).

Ainda de acordo com o jornal, Moraes teria solicitado a aprovação da venda, mas Galípolo informou que técnicos do BC haviam identificado fraudes no repasse de R$ 12,2 bilhões, e o ministro teria reconhecido que, caso comprovadas, a operação não poderia ser aprovada.