Senador rebate Lula e afirma que governo firmou acordo para votar a dosimetria

Alessandro Vieira diz que articulação envolveu Executivo, Congresso e Supremo e acusa Planalto de encenação política

· 1 minuto de leitura
Senador rebate Lula e afirma que governo firmou acordo para votar a dosimetria
Agência Brasil

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) contestou publicamente a versão apresentada por Lula de que o governo não teria participado de acordo para a votação do Projeto de Lei da Dosimetria. Segundo o parlamentar, houve uma articulação prévia que permitiu o avanço da proposta no Senado.

“O que a gente viu ontem foi a consequência de um acordo firmado entre o governo, a oposição e parte do Supremo Tribunal Federal. Um acordo que envolve os Três Poderes”, afirmou Vieira em entrevista à GloboNews. De acordo com ele, o Planalto foi decisivo para viabilizar a votação e, sem esse entendimento, o projeto não teria sequer avançado na CCJ.

Na véspera, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, admitiu a existência do acordo, versão posteriormente negada por Gleisi Hoffmann e pelo próprio Lula. Para Vieira, as críticas do governo fazem parte de um “teatro” político que sustenta uma narrativa conveniente ao PT, ao retratar o Congresso como antagonista. O projeto pode reduzir a pena de Jair Bolsonaro de 5 anos e 11 meses para cerca de 3 anos e 3 meses em regime fechado. Lula já confirmou que vetará o texto.