A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realizou, no dia 6 de agosto, uma audiência pública para apurar a possível interferência da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) em temas internos do Brasil.
O encontro foi presidido pelo deputado Filipe Barros (PL‑PR) e contou com a presença ativa de membros da CREDN, como José Medeiros (PL‑MT), Marco Feliciano (PL‑SP), Osmar Terra (MDB‑RS), General Girão (PL‑RN), Mario Frias (PL‑SP), Gustavo Gayer (PL‑GO), Marcel van Hattem (NOVO‑RS), David Soares (UNIÃO‑SP), Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL‑SP) e Bia Kicis (PL‑DF).
O destaque da audiência foi o depoimento de Michael Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA no governo Trump. Segundo ele, “todos os caminhos ao redor da censura da internet nos EUA passaram pelo Brasil”.
Benz acusou a administração Biden de interferência política e apontou parcerias entre a USAID e o TSE para, supostamente, combater a desinformação.
A audiência levantou sérias preocupações sobre soberania nacional, integridade institucional e os limites da influência estrangeira em processos eleitorais brasileiros.