Suspensão do X no Brasil pode gerar prejuízo bilionário, alerta economista

Economista alerta para impactos econômicos maiores que tragédias naturais

· 1 minuto de leitura
Suspensão do X no Brasil pode gerar prejuízo bilionário, alerta economista
Reprodução

O economista Paulo Rabello de Castro afirmou que a suspensão da rede social X (antigo Twitter) no Brasil, decidida por Alexandre de Moraes, pode gerar um impacto econômico de até R$ 17,9 bilhões nos próximos cinco anos. Em audiência no Senado, convocada por Sergio Moro, Rabello comparou o prejuízo ao das enchentes no Rio Grande do Sul. “O impacto de R$ 18 bilhões supera o das enchentes. Tudo isso é fruto de uma decisão isolada de um único julgador”, disse.

Rabello destacou que o bloqueio, além do impacto financeiro, afeta também a circulação de informações essenciais, prejudicando áreas estratégicas como ciência, dados climáticos e indústria. Segundo ele, a decisão do STF é um exemplo claro de como o ativismo judicial da esquerda está desestabilizando a economia e restringindo liberdades fundamentais, algo que vai contra os princípios conservadores de um Estado que respeita o livre mercado.

O conservadorismo econômico defende a preservação das redes de informação como ferramentas para o desenvolvimento do país. Bloqueios arbitrários, como o imposto por Moraes, demonstram a interferência nefasta da esquerda no progresso brasileiro, prejudicando milhões de cidadãos e setores cruciais da economia.