Tarcísio aponta viés eleitoral no governo Lula e cobra foco em pautas essenciais

Governador defende “pacificação” e critica desvio de atenção causado por julgamento de Bolsonaro

· 1 minuto de leitura
Tarcísio aponta viés eleitoral no governo Lula e cobra foco em pautas essenciais
Foto: Igor Evangelista / Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou o governo Lula por estar "movido pela pauta eleitoral", afirmando que essa abordagem prejudica debates fundamentais para o futuro do país. "A energia está dispersa. Estamos vendo uma antecipação da campanha e um governo federal tomado por essa agenda. Isso pode resultar em decisões erradas", declarou o governador na Arko Conference, em São Paulo.

Segundo Tarcísio, a insistência em pautas políticas esvazia discussões urgentes, como o envelhecimento populacional, reformas administrativa e política e avanço da inteligência artificial. "Vamos pagar caro por esse atraso", alertou. Ele também destacou que o Brasil precisa de "pacificação", lamentando que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro monopolize o debate público.

O governador elogiou Javier Milei, presidente da Argentina, e sugeriu que o Brasil pode enfrentar desafios semelhantes aos do país vizinho. "Vai ficar uma conta amarga para ser paga no futuro. Alguém terá que tomar medidas impopulares para recolocar o Brasil no rumo certo", afirmou. Além disso, reiterou apoio a Bolsonaro e declarou que ele segue como "a principal liderança política do Brasil".