Trump diz que pode falar com Lula, mas prioriza apoio a Bolsonaro

Presidente dos EUA impõe maior tarifa ao Brasil e critica tratamento dado ao ex-presidente brasileiro

· 1 minuto de leitura
Trump diz que pode falar com Lula, mas prioriza apoio a Bolsonaro
Governo dos Estados Unidos

Donald Trump afirmou nesta sexta (11) que pode conversar com Lula “em algum momento”, mas não agora. Em fala a caminho do Texas, Trump foi direto ao defender Jair Bolsonaro, dizendo que o petista o trata de forma injusta.

“Conheço Bolsonaro, já negociei com ele. É um homem honesto, que ama o povo brasileiro”, disse, ao comentar o aumento da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

A medida entra em vigor em 1º de agosto e torna o Brasil o país mais afetado entre os 22 que receberam o novo pacote de tarifas comerciais.

Além dos 50% sobre exportações gerais, produtos como aço, alumínio e cobre brasileiros também serão sobretaxados individualmente. Trump alega desequilíbrio comercial e cobra mais alinhamento aos interesses americanos.

O gesto de Trump é visto como um recado político. Desde o início do mandato, ele mira o grupo dos Brics e, especialmente, o Brasil. Ao defender Bolsonaro e penalizar o governo Lula, reforça que, para os EUA, afinidade ideológica pesa tanto quanto diplomacia formal.