Uma exclusiva da Reuters revelou que integrantes da administração do presidente Donald Trump consideram novas medidas contra o regime de Maduro, incluindo “operações encobertas dentro do território venezuelano”. Dois dos quatro funcionários consultados, sob anonimato, afirmaram que entre as opções avaliadas está “derrubar o ditador venezuelano”, diante do agravamento da crise regional.
Um alto funcionário reforçou que “Trump está disposto a utilizar todos os recursos do poder americano” para bloquear o narcotráfico que parte da Venezuela. A Administração Federal de Aviação alertou companhias aéreas sobre a “situação de alto risco” ao sobrevoar o país. Iberia, Avianca e Latam suspenderam voos para Caracas imediatamente após o aviso.
A operação militar em curso no Caribe, descrita como a maior da região em anos, elevou a pressão sobre o regime de Maduro e expôs seu isolamento. O movimento reforça a disposição americana de enfrentar o avanço autoritário e o impacto que isso projeta sobre toda a América Latina.