Trump republica sugestão e intensifica pressão sobre Cuba e Havana

Presidente dos EUA repercute post afirmando que Marco Rubio poderia liderar Cuba e adverte o regime cubano sobre fim de apoio venezuelano

· 1 minuto de leitura
Trump republica sugestão e intensifica pressão sobre Cuba e Havana
Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou repercussão internacional ao republicar em sua rede social Truth Social um post que sugeria que o secretário de Estado, Marco Rubio filho de imigrantes cubanos poderia vir a ser presidente de Cuba. Ao compartilhar a mensagem, Trump comentou: “Parece ótimo para mim!”, dando ampla visibilidade à provocação.

A postagem ocorre em meio a uma escalada de tensão na política hemisférica, especialmente após a operação das forças americanas que resultou na captura do presidente deposto da Venezuela, Nicolás Maduro, e na morte de dezenas de agentes de segurança venezuelanos e cubanos.

Em outra publicação, Trump advertiu o governo cubano de que “não haverá mais petróleo nem dinheiro” vindo da Venezuela tradicional aliado econômico de Havana e sugeriu que os líderes cubanos façam “um acordo antes que seja tarde demais”.

A sugestão de Trump não representa uma política oficial de mudança de governo em Cuba, mas reflete a postura agressiva adotada pela administração americana nas relações com a ilha, ampliando as incertezas sobre o futuro das relações bilaterais.