Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado ao menos três vezes nesta terça-feira (20), durante a 26ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília. A recepção hostil começou já na entrada do presidente e se intensificou ao longo do discurso, especialmente quando tentou impor o discurso da “união entre os partidos”. As vaias foram o retrato do descontentamento generalizado entre os gestores municipais.
Em tom defensivo, Lula afirmou que atende prefeitos de todos os partidos e desafiou alguém a dizer o contrário. A resposta, no entanto, veio em forma de protesto coletivo. “Eu duvido que tenha algum prefeito de qualquer partido político que um dia possa dizer que ele não foi atendido”, afirmou, sob vaias. A fala, marcada por autodefesa, não convenceu os presentes.
O encontro, que reúne milhares de prefeitos de todo o Brasil, escancarou o distanciamento do governo federal com quem está na ponta da administração pública. A reação dos prefeitos mostrou que o discurso velho não cola mais, e que a insatisfação com a condução do país deixou os gabinetes e subiu ao palco.