O vereador Filipe Lang (PT), pré-candidato à prefeitura de Palmares do Sul (RS), foi preso em flagrante após o Ministério Público, em ação conjunta com a Polícia Civil, encontrar um revólver irregular em sua casa. A operação investiga o desvio de doações destinadas às vítimas da enchente no município. Lang afirmou que a arma era velha e um presente do avô, segundo o jornal Zero Hora.
A operação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em parceria com a Polícia Civil, e teve como alvo também o vereador Polon Backes de Oliveira (União Brasil), pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Lang. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de celulares e R$ 15 mil em espécie.
"Tudo indica que foi uma doação para um pré-candidato no próximo pleito. E já temos provas de que parte destes donativos foi encaminhada para famílias não flageladas, conforme planilhas apreendidas", afirmou o promotor Mauro Rockenbach. A primeira etapa da operação, realizada na semana anterior, já havia localizado parte dos donativos desviados, envolvendo outro vereador e um secretário municipal investigados por apropriação indébita, peculato e associação criminosa.